terça-feira, 10 de janeiro de 2012

E cachorro tem hérnia de disco?

Aparentemente sim. Quando o Schu tinha 1 ano e meio mais ou menos, ele sempre andava com a gente no carro e ficava em pé na janelinha, comigo segurando (no passageiro, é claro!! Dirigir assim nem pensar). Um dia levando ele eu achei que a perninha dele estava tremendo, lembro que comentei com meu marido que disse que ele devia estar meio com frio, porque a janela aberta, vento na cara, e era inverno, meados de junho.
Observeu mais alguns dias mas notei que ele continuava com a perninha meio bamba, e sempre que tentava apoiar na perna traseira, ficava tremendo. Isso aconteceu num fim de semana, e resolvi levar o Schu no veterinário na segunda.
No domingo, além da perna tremendo ele começou a vomitar. Como tudo que ela comia de diferente passava mal, nem demos muita atenção. Pensei que levaria ele no veterinário na segunda, e aproveitava ver as duas coisas.
Enfim, chegou a segunda-feira. Como ele é um cachorro muito quieto e quase nunca chora, é difícil dizer quando ele realmente está doente ou com dor, porque o comportamento não muda muito. A veterinária apertou ele, e disse que provavelmente era uma intoxicação alimentar, e que a perna tremendo devia ser apenas dor. Deu remédios.
Depois de alguns dias ele não estava melhor, pelo contrário. Eu levava ele passear e ele andava uns 3 metros e deitava. Parecia fraco, não estava comendo bem, e continuava vomitando. Voltamos no veterinário, e ela pediu alguns exames. Ai começou a saga. Fizemos ultrassom, e o baço dele parecia aumentado. A veterinário determinou que era a doença do carrapato, eu entrei em desespero pois meu cachorro Inty (já comentei dele aqui) que era um poodle branco morreu e disseram que foi dessa doença. Mais tarde meu marido teve uma cocker que também morreu e também disseram que era isso. A veterinária disse que não compensava fazer o exame de sangue porque o resultado demorava demais e até sair ele já podia estar tão doente que não dava pra salvar, deu um antibiótico muito forte pra ele tomar, e o resto era rezar.
Não dei o remédio. Quis ouvir outra opinião, na verdade foram umas 5 opiniões. Minha mãe fez uma via sacra com ele em todos os veterinários que ouvíamos ser bons na cidade, e cada um falava uma coisa diferente. Teve o que disse que era infeção de urina, o que disse que era só uma intoxicação alimentar, o que disse que era infecção no baço e assim por diante. No último veterinário que levei (e que por sinal cuida dele até hoje), ele pediu o tal exame de sangue, que veio negativo. Com a doença do carrapato descartada, ele resolveu tratar do Schu como se fosse apenas uma infecção estomacal, e que o vomito passando, talvez a tremedeira da perna passasse também
Uns 10 dias depois, o vomito tinha acabdo. Mas nada da perna voltar ao normal. Ele quase nao andava, não pulava mais dos móveis, e não conseguia ficar em pézinho. Meu marido então falou se não podia ser coluna, e o veterinário pediu um Raio X, que tivemos que fazer numa cidade vizinha porque na época não havia esse exame onde moramos.
E adivinha! Hérnia de disco, não UMA.. mas TRÊS!!
No final das contas o vomito provavelmente era apenas uma reação a dor, ou até uma infeção alimentar não relacionada a tremedeira, que acontecia porque ele tinha dor na coluna.
Eu suspeito que ele ficou com hénia porque subia e descia dos móveis, descia escada desde muito pequeno quando o esqueleto nem estava formado, mas nunca saberemos ao certo.
Ele ainda toma remedinho de vez em quando, porque quando esfria as vezes ele tem umas crises, e nós percebemos porque a perninha começa a tremer de novo. Para ajudar, a gente não deixa mais ele ficar pulando do sofá. E pra subir e descer da cama, ele tem uma rampa especial (que hoje é usada também pela Yolanda). A rampa ajudou muito, faz uns 2 anos já que ele não tem crise nenhuma!!!

Um comentário:

  1. Querida, belo depoimento!
    Obrigada por compartilhar,com certeza ajudará muitos animaizinhos...
    Onde você comprou a rampa? Ou fez?

    Beijos,

    Regina.

    ResponderExcluir